MidiaLab Artes del fuego «Trabalhos de investigação na cerâmica grafica em associação com as novas tecnologias»

 

diapo1

f2

Libro Digital: http://issuu.com/silviabarrios9/docs/laborat__rio_projeto_criando_arte_i

 

f1

 

2
Criando Artes: O Laboratório de Projeto- Criando Arte Impressa é uma experiência de cooperativismo, reeditando as artes gráficas e a tecnologia multimídia em materiais cerâmicos, com um rico processo criativo de investigação e pesquisa realizada pelos participantes. A milenar técnica da serigrafia em composição com a tradição cerâmica transformam-se em contemporaneidade visual ao incorporar a performance, a fotografia, netArte, bioArte, algoritmos, etc. Esta é a proposta- desafio deste workshop, e de suas próximas edições que serão itinerantes e únicas em seus resultados; uma visualização inovadora, ágil e atual para as artes do fogo. SB
Argentina, artista multimídia, conferencista e investigadora da cerâmica gráfica contemporânea. Integrante do Grupo Argentino de Investigação das Cores com sede em UBA FADU. É responsável pelos projetos:  1. Gráfica em Série nas Artes do Fogo, Integração Cultural na América Latina e Caribe, aplicada nos seguintes países: Brasil, Argentina, Ecuador, México, Cuba, Colômbia e Peru. 2.Criadora do "Movimento Cerâmico Gráfico da América Latina e Caribe", Extensão e intercâmbio cultural na América Latina e no mundo. Participante de Simpósios, bienais, jornadas e congressos, nacionais e internacionais da Cerâmica Contemporânea.  Expõem em museus e galerias de destaque em seu país e no exterior: China, Argentina, Itália, Brasil, México, Colômbia, Espanha, Peru e Uruguai, etc. Apresenta conferências, orienta workshops e instala laboratórios de cerâmica gráfica em diversas universidades e instituições educacionais da America Latina. Reconhecimento por seus trabalhos artísticos, .investigadora da cerâmica gráfica contemporânea. Integrante (espaço) do Grupo Argentino de Investigação das cores com sede na Universidade de Buenos Aires- UBA, Faculdade de Arquitetura Desenho e Urbanismo (FADU).
Responsável pelo projeto: Silvia Barrios. Argentina, artista multimídia, conferencista e investigadora da cerâmica gráfica contemporânea. Integrante do Grupo Argentino de Investigação das Cores com sede em UBA FADU.
É responsável pelos projetos:
1. Gráfica em Série nas Artes do Fogo, Integração Cultural na América Latina e Caribe, aplicada nos seguintes países: Brasil, Argentina, Ecuador, México, Cuba, Colômbia e Peru. 2.Criadora do «Movimento Cerâmico Gráfico da América Latina e Caribe», Extensão e intercâmbio cultural na América Latina e no mundo. Participante de Simpósios, bienais, jornadas e congressos, nacionais e internacionais da Cerâmica Contemporânea.
Expõem em museus e galerias de destaque em seu país e no exterior: China, Argentina, Itália, Brasil, México, Colômbia, Espanha, Peru e Uruguai, etc. Apresenta conferências, orienta workshops e instala laboratórios de cerâmica gráfica em diversas universidades e instituições educacionais da America Latina. Reconhecimento por seus trabalhos artísticos, .investigadora da cerâmica gráfica contemporânea. Integrante (espaço) do Grupo Argentino de Investigação das cores com sede na Universidade de Buenos Aires- UBA, Faculdade de Arquitetura Desenho e Urbanismo (FADU).

 

- Elaboração de decalques vitrificáveis com matrizes, fotolitos ou com materiais orgânicos e mistos. -Execução de uma produção gráfica a partir de um projeto de grupo ou individual com a possibilidade de criar imagens próprias por parte dos participantes do seminário. - Impressão direta da imagem sobre a argila, em cerâmica porosa e vidrada (fotocerâmica).  - Em vidro fundido (fusing) apropriando-se das qualidades da transparência ou translucidez da cor própria do material vítreo de acordo com as compatibilidades, com as temperaturas e as técnicas escolhidas para o projeto. Outros métodos de transferência de imagem sobre superfície com volume como é o caso da impressão sobre filme (pva transparente), esponjas, etc. - Uso e elaboração de tintas (esmaltes) adequadas a técnica e ao material escolhido para a edição gráfica.
Programa: – Elaboração de decalques vitrificáveis com matrizes, fotolitos ou com materiais orgânicos e mistos.
-Execução de uma produção gráfica a partir de um projeto de grupo ou individual com a possibilidade de criar imagens próprias por parte dos participantes do seminário.
– Impressão direta da imagem sobre a argila, em cerâmica porosa e vidrada (fotocerâmica).
– Em vidro fundido (fusing) apropriando-se das qualidades da transparência ou translucidez da cor própria do material vítreo de acordo com as compatibilidades, com as temperaturas e as técnicas escolhidas para o projeto. Outros métodos de transferência de imagem sobre superfície com volume como é o caso da impressão sobre filme (pva transparente), esponjas, etc.
– Uso e elaboração de tintas (esmaltes) adequadas a técnica e ao material escolhido para a edição gráfica.
Recursos: Entre técnicas e materiais: A antiga técnica serigráfica se reinventa ante a  imagem e magia da revelação das impressões aplicadas sobre o material cerâmico e vidro fundido (fusing).  Modalidade A experiência do “Laboratório de projetos” será de caráter intensivo, durante 3 dias de trabalho no atelier, tendo a carga horária entre 8 e 10 horas diárias. Inicio as 10:00 h.  Programação: 1º e 2º dias: Trabalharemos com a produção e edição de trabalhos gráficos aplicados aos diversos suportes. 3° dia: Exposição de projetos desenvolvidos pelos participantes, análise de projetos, palestra sobre o processo criativo e as novas tecnologias. Programa /Desenvolvimento do trabalho - Desenvolver a ideia conceitual em texto. - Visualização ilustrativa dos possíveis arquétipos a conformar.  - Planejamento para construção da obra. -Codificar possíveis problemas no desenvolvimento da obra e criar soluções.  - Exercício do projeto. - Manuseio da apresentação e execução.  - Conclusão.
Recursos:
Entre técnicas e materiais:
A antiga técnica serigráfica se reinventa ante a imagem e magia da revelação das impressões aplicadas sobre o material cerâmico e vidro fundido (fusing).
Modalidade
A experiência do “Laboratório de projetos” será de caráter intensivo, durante 3 dias de trabalho no atelier, tendo a carga horária entre 8 e 10 horas diárias.
Inicio as 10:00 h.
Programação:
1º e 2º dias: Trabalharemos com a produção e edição de trabalhos gráficos aplicados aos diversos suportes.
3° dia: Exposição de projetos desenvolvidos pelos participantes, análise de projetos, palestra sobre o processo criativo e as novas tecnologias.
Programa /Desenvolvimento do trabalho
– Desenvolver a ideia conceitual em texto.
– Visualização ilustrativa dos possíveis arquétipos a conformar.
– Planejamento para construção da obra.
-Codificar possíveis problemas no desenvolvimento da obra e criar soluções.
– Exercício do projeto.
– Manuseio da apresentação e execução.
– Conclusão.
Materiales Sugeridos:  Laptop com um programa de desenho (corel, photoshop, etc), se possível. A ausência deste material não impede o bom andamento dos trabalhos. - Um caderno de anotações ou folhas em branco. -Folhas grandes, tamanho A4.  -Um pendrive, caso não seja possível pode ser um cd ou ainda um endereço de e-mail para o qual possamos enviar todas as informações. - Uma máquina fotográfica para registro do passo a passo do seu projeto e os processos de pesquisa das informações.   - Uma série de imagens vetorizadas de escolha dos participantes. -Suportes (madeiras, tecidos, vidros, vasos, objetos de valor emocional, etc). Ou seja, materiais relacionados ou que remetam e inspirem seu projeto pessoal. Desde materiais subjetivos (como músicas, poemas, etc.), até recursos tecnológicos (áudios, vídeos, fotografias, códigos, etc).
Materiais Sugeridos:
Laptop com um programa de desenho (corel, photoshop, etc), se possível. A ausência deste material não impede o bom andamento dos trabalhos.
– Um caderno de anotações ou folhas em branco.
-Folhas grandes, tamanho A4.
-Um pendrive, caso não seja possível pode ser um cd ou ainda um endereço de e-mail para o qual possamos enviar todas as informações.
– Uma máquina fotográfica para registro do passo a passo do seu projeto e os processos de pesquisa das informações.
– Uma série de imagens vetorizadas de escolha dos participantes.
-Suportes (madeiras, tecidos, vidros, vasos, objetos de valor emocional, etc). Ou seja, materiais relacionados ou que remetam e inspirem seu projeto pessoal. Desde materiais subjetivos (como músicas, poemas, etc.), até recursos tecnológicos (áudios, vídeos, fotografias, códigos, etc).
Trabalhos de investigação  na cerâmica grafica em vínculo com as novas tecnologias.
Trabalhos de investigação
na cerâmica grafica
em vínculo com
as novas tecnologias.
Título: “Cozinhando uma nova América” Bienal da Havana. Suporte: NetArt. Autor: Silvia Barrios. Havana - Cuba 2012 II Apresentação no Simpósio Internacional de Arte e Desenho,  Londrina Brasil 2013.  Prática pertencente ao  “I Encontro do Movimento Cerámico Gráfico da América Latina e Caribe”
Título: “Cozinhando uma nova América”
Bienal da Havana.
Suporte: NetArt.
Autor: Silvia Barrios.
Havana – Cuba 2012
II Apresentação no Simpósio Internacional de Arte e Desenho,
Londrina Brasil 2013.
Prática pertencente ao
“I Encontro do Movimento Cerámico Gráfico da América Latina e Caribe” https://silviabarriosplasticaceramista.wordpress.com/2012/03/21/expo-personal-de-la-artista-ceramista-de-argentina-silvia-barrios-cocinando-una-nueva-america/
Título: Polissemia Urbana.  Grupo Multidisciplinário “LUCERAM”  de Curitiba Integrantes:  Claudine Watanabe,Eliana Barbosa Heemann, Elizabeth G. Da Silva Araujo,Maristela Ono Mitsuko, Zelia De Oliveria Passos, Angela Maria R. S. Muryn. Suporte: Instalación multimedial I Apresentação  “ Movimento Cerámico-Gráfico da América Latina e Caribe” Simpósio Internacional de Arte e Desenho. Londrina Brasil. 2013
Título: Polissemia Urbana.
Grupo Multidisciplinário “LUCERAM” de Curitiba
Integrantes: Claudine Watanabe,Eliana Barbosa Heemann,
Elizabeth G. Da Silva Araujo,Maristela Ono Mitsuko,
Zelia De Oliveria Passos, Angela Maria R. S. Muryn.
Suporte: Instalación multimedial
I Apresentação “ Movimento Cerámico-Gráfico da América Latina e Caribe”
Simpósio Internacional de Arte e Desenho.
Londrina Brasil. 2013 https://silviabarriosplasticaceramista.wordpress.com/2014/04/19/curitiba-brasil-grupo-multimedial-luceram-en-la-presentacion-polinessia-urbana-serigrafia-de-fusion-en-ciudad-de-londrina/
Título: "A Señorita porcelana" Autor: “Grupo Argentino Barro Sur” Performance a cargo de Vanina Muiño. Suporte: Instalações Performáticas. II Apresentação do Movimento Cerámico-Gráfico  da América Latina e Caribe. La Plata - Argentina. 2013
Título: «A Señorita porcelana»
Autor: “Grupo Argentino Barro Sur”
Performance a cargo de Vanina Muiño.
Suporte: Instalações Performáticas.
II Apresentação do Movimento Cerámico-Gráfico
da América Latina e Caribe.
La Plata – Argentina.
2013 https://silviabarriosplasticaceramista.wordpress.com/2013/09/02/ceramica-grafica-en-la-plata-pasaje-dardo-rocha-sede-del-museo-de-arte-contemporaneo-movimiento-ceramico-grafico-de-latinoamerica-y-el-caribe/
Título: Cubo de Energia / “Bastidores”  Suporte: videoArt.  Autores: Coletivo Inter-Ação – RJ Integrantes:  Adelaide Barata Falkenbach,  Beatriz Zampieri Bastos Vieira, Carmen Bastos,  Clara Fonseca, Cris Cabus,  Dorothee Ledermann, Gabriella Civitate,  Rosália Ferraz, Lurdinha Castro,  Elis Mendonça, Thaïs de Siervi.   I Apresentação do “Movimento Cerámico-Gráfico da América Latina e  Caribe”   Apresentação no Simpósio Internacional de Arte e Desenho. Londrina,  Brasil 2013
Título: Cubo de Energia / “Bastidores”
Suporte: videoArt.
Autores: Coletivo Inter-Ação – RJ
Integrantes: Adelaide Barata Falkenbach,
Beatriz Zampieri Bastos Vieira, Carmen Bastos,
Clara Fonseca, Cris Cabus,
Dorothee Ledermann, Gabriella Civitate,
Rosália Ferraz, Lurdinha Castro,
Elis Mendonça, Thaïs de Siervi.
I Apresentação do “Movimento Cerámico-Gráfico da América Latina e Caribe”
Apresentação no Simpósio Internacional de Arte e Desenho.
Londrina, Brasil 2013 https://silviabarriosplasticaceramista.wordpress.com/2013/06/27/arte-ceramico-produccion-artistica-contemporanea-en-la-grafica-vitrificable-un-mundo-riquisimo-de-conocimiento/
  Título: “Dividir em partes algo que era um todo”. Suporte: Instalações Performáticas. Autor: Gabi Morales. Trémula Galeria. La Plata - Argentina 2014

Título: “Dividir em partes algo que era um todo”.
Suporte: Instalações Performáticas.
Autor: Gabi Morales.
Trémula Galeria.
La Plata – Argentina 2014 https://silviabarriosplasticaceramista.wordpress.com/2014/07/07/experiencia-tallerista-en-la-plata-serigrafia-ceramica-sobre-tecnicas-y-materiales-para-la-produccion-artistica-contemporanea-silvia-barrios/
Título: “Dividir em partes algo que era um todo”. Suporte:  Instalação Multimídia. Autor: Gabi Morales. Trémula Galeria
Título: “Dividir em partes algo que era um todo”.
Suporte: Instalação Multimídia.
Autor: Gabi Morales.
Trémula Galeria. https://silviabarriosplasticaceramista.wordpress.com/2014/07/07/experiencia-tallerista-en-la-plata-serigrafia-ceramica-sobre-tecnicas-y-materiales-para-la-produccion-artistica-contemporanea-silvia-barrios/
Título: As selvas de minhas veias. Suporte: VideoArt. Autor: Carolina Panzone. Buenos Aires - Argentina 2014
Título: As selvas de minhas veias.
Suporte: VideoArt.
Autor: Carolina Panzone.
Buenos Aires – Argentina 2014

 
Libro Digitalhttp://issuu.com/silviabarrios9/docs/laborat__rio_projeto_criando_arte_i

Deja un comentario